quinta-feira, 10 de setembro de 2015

isto de sermos como somos

Experimentem perguntar sem mais nem menos  alguém "És racista?" Aposto que invariavelmente a resposta é não! Ninguém, ou por ser verdade ou pela educação, tem coragem de dizer que sim. Porque lá no fundo todos aprendemos que os portugueses não são racistas. Que as nossas famílias não são racistas. Que ser racista é uma coisa pior que quase tudo. E recostamo-nos na cadeira da esplanada e ficamos contentes com o nosso amigo e com o nosso país e connosco. Mas logo a seguir ao veemente não, vem a piada do costume "Eu cá tanto aperto a mão a um branco como o pescoço a um preto" ou outra chalaça do género e todos se riem porque além de não serem racistas os portugueses têm cá um sentido de humor!
E depois eu vou ao supermercado ao fim da tarde e todas as caixas têm uma fila grande menos uma - não, não é a que está fechada nem a das grávidas, é a do empregado preto. Não estou a gozar. É verdade e não é a primeira vez! Sorte a minha que detesto filas porque o funcionário é competente e simpático e dá-me sempre o maior sorriso do mundo quando lhe digo boa tarde. E já vi o mesmo acontecer em três supermercados diferentes com pessoas diferentes mas sempre o mesmo resultado.

Simultaneamente hoje, neste momento, há centenas (eu sei que são milhares mas é demasiado deprimente) a vociferar na internet em mau português em defesa dos pobrezinhos e dos sem abrigo e dos desempregados que ninguém ajuda para só para justificarem o facto de não quererem cá refugiados- não é por racismo, por xenofobia, por maus fígados ou deformação de personalidade. Não, é por peninha dos que cá estão a passar tão mal. Curioso, quantos deles terão estendido uma mão, alimentado uma família, doado alimentos? Quantos deles vociferaram antes? Não vi por aí nenhuma manifestação nem campanha a favor dos desfavorecidos de cá, sim, porque se tivesse havido alguém tinha ajudado- suspeito eu que nenhum dos que agora gritam. Mas agora vou deixar de me preocupar porque cada uma dessas pessoas tão preocupadas com os concidadãos vai levar um para casa, vai pagar medicamentos a um doente e visitar um idoso solitário e então sim isto vai ser um país como deve ser!!! (Oh bolas, eles até faziam isso mas depois já não tinham o que atirar aos refugiados! E assim como assim, para evitarem males maiores limitam-se a berrar detrás de nicknames e posts anónimos).
 Os que vomitam declarações ácidas de PH1 contra refugiados migrantes imigrantes muçulmanos, terroristas e tudo no mesmo saco, devem ser os mesmos que já berraram contra o RSI, contra o casamento homossexual, contra os brasileiros, e os retornados e os chineses e os benfiquistas ou os portistas ou os sportinguistas e os gregos e os gabinetes de apoio a toxicodependentes e a interrupção voluntária da gravidez sem e a educação sexual nas escolas e qualquer coisa que lhes permita ser patrióticos e firmes nos seus valores morais.
Á mulher de César não lhe basta ser séria... E aos portugueses parece que basta parecerem bonzinhos.




Sem comentários:

Enviar um comentário