domingo, 20 de novembro de 2011

dos sonhos realizados e adiados



Hoje - ao domingo dá-me para isto - embrenhei-me nas memórias e regressei à indescritível sensação de pisar a Ponte Vecchio e olhar em volta e pensar "estou MESMO aqui"! Parecia um sonho mas o melhor de tudo é que era real. Quem ler isto pode pensar "que raio de sonho pisar uma ponte!". Mas era o meu sonho.
Os meus sonhos nunca foram comprar um carro ou ter um "casamento de sonho" ou uma casa de sonho. A ponte Vecchio era um sonho. Aquele que me deixava pregada à televisão sempre que se falava em Florença, em Leonardo Da Vinci, na galeria Uffizi, que erradamente me ensinaram na escolaser a galeria dos ofícios, ou seja, das profissões, quando era apenas a versão Medici de um bloco de escritórios de burocratas.
Respirei fundo, olhei em volta vendo tudo como as imagens dos filmes em que as personagens giram sobre si próprias e senti os olhos húmidos, o coração a bater manso, a respiração suspensa a meio. Estou mesmo aqui. E nada se compara a essa sensação, à realização, àquele momento único e pessoal de felicidade total só por estar ali.
E são esses momentos que ninguém me tira.
E agora estou à espera de voltar a ter essa sensação que me recuso a comparar à embriaguês (a metáfora seria degradante demais para tão sublime sentimento) num barro do porto de Buenos Aires ou da velha Havana, na Fontana di Trevi, no Planalto de Gizé, no palácio de Alhambra, no Taj Mahal, num hotel em cima de uma árvore da Amazónia, ou na praça vermelha em Moscovo ...
São assim os sonhos. Também os momentos em que o imagino me enchem de uma felicidade antecipada que me leva a "saber" que de uma forma ou de outra um dia hei-de dizer uma e outra vez "estou MESMO aqui"!

Sem comentários:

Enviar um comentário