sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Manual do protesto - tomo I

Eu estou aqui hoje para vos falar de [Grandolaaaaaa, vila morêênaaaaaa...]
Isso mesmo, da Grândola, aquela que um ministro decepou indecentemente e que anda a ouvir-se a cada esquina, de Lisboa até Madrid! (raio dos espanhois sempre a apropriarem-se do que é "ibérico"!).
Ora a dita, tal como qualquer outra, estranha-se, depois entranha-se e depois enjoa-se. Assim, do meu mini-pedestal de revolucionária de teclado, lanço os primeiros kb do manual do protesto, tomo I.
Ponto um - Está na hora de arranjar alternativas à Grândola. Sim, porque eu sou das poucas pessoas que gostava dos "Jardins Proibidos" do Paulo Gonzo antes do grande público descobrir, adorar, ouvir até à exaustão e, consequentemente, enjoar os "Jardins Proibidos", portanto sei do que falo. Assim, proponho outras canções do mesmo calibre, embora talvez não do mesmo peso, como "E depois do adeus", "Índios da meia praia", "a tourada", "Uma gaivota voava, voava/ asas de vento, coração de mar...", ... É só ir ao top+ do lápis azul das canções.
Ponto dois - Gritar "ga-tu-nos! ga-tu-nos" sempre a seguir à Grândola, também já não tem impacto, está toda a gente à espera. Em alternativa, substitua-se por sinónimos (ou antónimos para a ironia). "Car-jac-kers, Bur-lõ-ões" (ge-ne-ro-sos, a-mi-gõ-ões).
Ponto três - Convêm mudar as caras, as roupas e os cartazes/ bandeiras. A esta hora qualquer segurança recrutado na Cova da Moura já viu mais vezes as imagens dos manifestantes, do que os senhores de "o dia seguinte" viram os penalties contra e a favor do Benfica, e correm todos o risco de alguém vos encomendar uma carga de porrada das antigas.
Ponto quatro - Para animar a malta, levem uma versão karaoke para os elementos do painel, palestra ou sessão de abertura cantarem todos a mesma letra.
Ponto cinco - Continua no tomo II.

[Senhores organizadores de eventos - não digam que fui eu que vos dei a ideia - mas, para evitar atrasos e constrangimentos desnecessários, sugiro o seguinte esquema de programa:
espécime:
9:00 sessão de abertura com a presença do sr. Dr. xxxxx, ministro de yyyyy
9:05 "Grândola Vila Morena", pelo grupo de cante alentejano zzzzzzz
9:09  momento de descontração com exercícios de projeção de voz usando palavras de ordem
9:12 encerramento da sessão.]

2 comentários:

  1. Pois,a canção imortalizada pelo Zeca Afonso corre o risco de enjoar. É melhor apresentar um repertório variado! Marla

    ResponderEliminar