quinta-feira, 17 de março de 2011

O país do sol nascente


O Japão. Devo confessar que nunca me interessei muito pelo Japão. Fica lá do outro lado do mundo, vive da tecnologia, automatizado, "certinho": aborrecido. Aprecio a qualidade dos carros (embora prefira os alemães e suecos) e das Nikon e da Fuji e mais umas coisas do mundo tecnológico. De resto, um país rico que não me interessa.

Daí que não sei grande coisa sobre o Japão, tirando a capital e as bombas atómicas de Hiroshima e Nagazaki e os problemas de sucessão do imperador por uma menina (num país de topo em tecnologia, parece-me um total absurdo).

Primeiro o terramoto - ok, eles têm edifícios preparados para isso, no worries. A seguir o tsunami - aí já foi pior, mesmo com os alertas, acabou por se descobrir que o número de mortos era horrorosamente grande para um país tão evoluído. Por fim a ameaça nuclear - ah, não há crise eles têm lá a tecnologia toda, resolvem o problema.

Aí é que nos enganámos todos. Confiámos que o Japão, país de primeiríssimo mundo, organizado ao máximo, conseguisse resolver tudo. Mas não conseguem. Não conseguem prestar apoio aos desalojados como deve ser, não conseguem arrefecer os reactores e provavelmente não vão conseguir evitar um desastre nuclear de dimensões incalculáveis!

Bolas, afinal a tecnologia não resolve!

Bolas, um país que há sessenta e tal anos sofreu na pele o desastre nuclear devia estar melhor preparado!

Bolas, isto de ser rico não protege ninguém da natureza nem dos desastres!

Bolas, porque o Japão é rico, as pessoas não se sentem sensibilizadas, é difícil ter pena daquela gente!

Bolas, a riqueza e a tecnologia desumanizam!

Bolas, não gosto do Japão!

3 comentários:

  1. Sarita, eu acho que é difícil vencer a natureza...quando ela se manifesta de forma avassaladora. I like Japan (e de Chopin :):)) e impressionou-me a dimensão do efeito do tsunami. Também não gosto de um mundo demasiado tecnológico mas não me parece que o país do sol nascente seja só arranha-céus e tokyo lifestyle... Quanto a ser rico, acho great :) As tuas bolas são irónicas, right? Bjokas Faty

    ResponderEliminar
  2. Nenhum país por mais avançado que seja consegue enfrentar / lidar com tamanha tragédia! Não sei se conseguiste entender a sua verdadeira dimensão. Dependendo das imagens difundidas pelos media portugueses... Mas eu acompanhei diariamente as notícias através da CNN e da BBC, que apresentavam todos os dias variadíssimos vídeos e imagens de muitas das localidades afetadas e foi uma catástrofe da qual não há memória! Nunca vi nada igual!
    Também concordo com o que a Fátima diz. Se Lisboa, não é Portugal, Tokio está longe de ser o Japão. Apesar de ser um país estremamente moderno e conhecido pela sua tecnologia avançada, o Japão é também um país de tradições e espiritualidade.
    Encontrei este vídeo muito interessante:
    http://www.youtube.com/watch?v=1GMp4APapSs
    bom weekend! beijos
    Marla

    ResponderEliminar
  3. Humor um pouco negro é a minha marca, a ironia é a minha arma.
    Lembram-se do Haiti? Toda a gente comovida, cada um de nós a querer ajudar os pobrezinhos (e com razão)? Ouviram o mesmo em relação ao Japão? O máximo que eu ouvi foi "É pá aquilo lá no Japão tá mau, a coisa tá preta". Pois é, bolas! ;)

    ResponderEliminar